CiAonema Logo

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Wall to Wall (2025) Review

by iAo

Uma premissa interessante, mas uma execução confusa.

Vim para este filme com praticamente nenhuma espectativa, pareceu-me mais um filler clássico da Netflix para encher catálogo, mas com uma premissa interessante — um homem vai viver para um novo apartamento e descobre que este está cheio de vizinhos estranhos, barulhos constantes e a sensação de que algo não está bem.

À primeira vista, e atendendo à sua premissa, este parece ser um filme até interessante com mistério, suspense e alguns toques de terror, e essa é de facto a ideia com que ficamos no início. Desde a chegada ao apartamento que somos constantemente "bombardeados" com barulhos desconcertantes, sem sabermos bem se é apenas alguém a andar no piso de cima ou se poderá ser algo mais. Este mistério e suspense criados no início mantêm-se durante um bom bocado — a personagem principal começa a investigar as causas dos barulhos, interroga os vizinhos dando azo ainda a mais questões devido aos comportamentos anormais e desconcertantes dos mesmos.

No entanto, à medida que as respostas vão surgindo ao mistério principal — de onde vêm estes barulhos todos? — o filme rapidamente muda de tom. Parece que passamos de um thriller de suspense para um filme de mistério básico com toques de ação (começa a haver porrada aqui e ali). É, quase literalmente, um 8 ao 80. Do nada o filme começa a dar-nos as respostas para tudo a torto e a direito (e isto ainda a meio do filme, atenção) e o mistério e o suspense que nos agarram no início rapidamente desaparecem — com exceção de um ou dois (de vários) plot-twists rebuscados.

Esta mudança de tom tão drástica faz questionar qual teria sido a ideia principal deste filme: estariam a ir para algo com mais suspense, ou apenas um filme de mistério cheio de plot twists? Ao contrário da primeira parte, esta segunda parte do filme parece muito mais apressada, mas ao mesmo tempo mais lenta (confesso que estava a ficar bored nos últimos 30 minutos do filme). Há plot-points que se desenrolam muito lentamente, e outros a que não é dado tempo suficiente para se desenvolverem. Parece que a certa altura os escritores foram forçados a entregar um trabalho ainda por acabar.

No fim, Wall to Wall é um filme que até tinha potencial para ser mais do que um "filler" da Netflix, mas que, devido à sua "crise de identidade", fica com a sensação que também não havia intenção a fazer mais que isso. Talvez se o foco tivesse sido mais virado para a parte do suspense e mistério inicial teríamos aqui algo mais interessante de se ver. Mas, desta forma, o filme não passa de mais um "enchedor de chouriços" da Netflix, ainda que conte com momentos interessantes.

5

/10

iAo

© 2025 CiAonema. Todos os direitos reservados.

Wall to Wall (2025) • Review de iAo • CiAonema